A Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE realizou seu primeiro encontro com alunos da rede pública municipal de Fortaleza, especificamente das escolas que integram a Secretaria Executiva Regional (SER) IV.

No encontro, foram apresentados aos alunos, professores e diretores de escola, a realização do projeto Jovem Agente de Direitos Humanos, em que o presidente da Comissão, Edimir Martins, esclareceu a importância dos estudantes participarem desde muito cedo das discussões de sua cidadania. Compareceram ao local, cerca de 120 alunos do Ensino Fundamental II, o que corresponde do 6° ao 9° anos.

Além de terem a oportunidade de assistir à palestra, especialmente, o artigo 5° da Constituição Federal, a Comissão da OAB-CE apresentou, também, aos participantes, as regras do concurso literário de temas relacionados aos Direitos Humanos. Neste concurso, os alunos deverão fazer uma redação dissertativa – 30 linhas – respeitando as regras do Enem e os primeiros colocados serão premiados pela OAB na Conferência Estadual na Advocacia no mês de maio. Os alunos vencedores receberão uma premiação em dinheiro.

Serão confeccionados um livro reunindo as 40 melhores redações do concurso literário. A comissão comunica que todas as Secretarias Executivas Regionais participarão do projeto, com apoio das Secretarias de Educação do Estado e do Município. “Entendo que o projeto tem importância incomensurável porque permitirá aos jovens estudantes se inteirar dos DH e trabalhar uma formação cidadã”, destaca Edimir Martins.