SAdvogados da capital e interior participaram do lançamento da ferramenta on line da OAB-CE, Queremos Ouvir Você, criada para acolher reclamações de desrespeito às prerrogativas da classe. O ato de apresentação foi realizado na tarde desta quinta feira, na sede da Secional, com a presença do presidente Valdetário Monteiro, do secretário Geral, Jardson Cruz, da secretária geral adjunta, Roberta Vasques, do tesoureiro, Marcelo Mota, e do presidente da Subseção de Quixadá, Gladson Nascimento. O sistema foi desenvolvido para atender uma sugestão dos presidentes de subseção, feita pelo Colégio de Presidentes.

Para Jardson Cruz, a ferramenta é “mais eficaz” e vai favorecer sobremaneira o advogado do interior. “Visa a que o advogado possa, de forma instantânea, efetuar a sua reclamação, face à afronta a suas prerrogativas”, afirmou. “Com isso, vai dar maior celeridade não só às queixas, mas, sobretudo, às respostas ao advogado”, explicou. As manifestações são sigilosas. Só os advogados autorizados da Comissão de Defesa das Prerrogativas e do Centro de Apoio aos Advogados têm acesso às queixas postadas no sistema. “Com estes dados, vamos ao CNJ e às corregedorias”, prometeu o secretário geral.

Segundo Gladson Nascimento, o Queremos Ouvir Você facilitar o encaminhamento de reclamações do interior, “onde ocorrem os maiores problemas” na prática da advocacia. “E vai também proteger o advogado, que, na cidade pequena, pode sofrer retaliações”.  O presidente da Comissão de Prerrogativas, Cleto Gomes, elogiou a ferramenta e parabenizou a iniciativa. “Agora, demanda vai aumentar muito”, previu. “Mas estamos prontos”. Também participaram o coordenador do Centro de Apoio, José Navarro, e os membros Robson Sabino e Paulo Oliveira; a ouvidora da OAB-CE, Wanha Rocha; e conselheira seccional, Janayna Lima.

Um advogado que atua em comarcas fora da capital participou da apresentação do Queremos Ouvir Você. Ele relatou casos de desrespeito às prerrogativas, destacando abusos cometidos por servidores da Justiça, em Aquiraz e Acaraú, que teriam pregado cartazes intimidando advogados no direito que têm de amplo acesso e livre manifestação perante os funcionários. O advogado ofendido em suas prerrogativas decidiu registrar duas reclamações ali mesmo, anexando fotos dos cartazes. E saiu levando um número de protocolo para acompanhar on line o andamento da queixa.