O corregedor-regional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região-TRF5, desembargador federal Francisco Barros Dias, fez, na tarde de hoje (8), uma visita de cortesia à OAB-CE. O corregedor foi recebido pelo residente, Valdetário Monteiro, pelo vice-presidente, Ricardo Bacelar, e pelo secretário geral, Jardson Cruz.

Barros Dias informou à diretoria da OAB-CE que, de acordo com as primeiras informações levantadas no Fórum de Fortaleza, “a Justiça (Federal) no Ceará melhorou consideravelmente”. O corregedor também afirmou que “70% dos problemas da Justiça (Federal) são problemas de gestão”.

Mas o desembargador federal se mostrou otimista em relação ao trabalho que já vem sendo feito pela “geração de juízes jovens e preparados, treinados para a gestão”. Ao final, adiantou que, até junho, terá uma “radiografia completa” da situação nas varas da capital e do interior.

O presidente Valdetário Monteiro relatou ao corregedor que “fomos um dos maiores lutadores da interiorização da Justiça Federal no Ceará”. E afirmou, referindo-se aos magistrados federais em atuação no Estado, que “nossa relação é a melhor possível”. Ao final, agradeceu a visita e comentou: “Esta foi a primeira vez que um corregedor visita a OAB, desde 2010”.

A correição do TRF5 no Ceará é realizada com o apoio técnico de três juízes corregedores e 12 servidores. De acordo com a assessoria de comunicação da Justiça Federal, é o seguinte o cronograma da correição. Até a próxima sexta feira (11), o corregedor e sua equipe trabalharão com os processos físicos de 13 varas da Capital.

No segundo período, de 05 a 09 de maio, os trabalhos serão realizados em oito varas federais no interior do Ceará, nos municípios de Limoeiro do Norte, Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá, Tauá, Iguatu e Itapipoca. Já os processos virtuais serão correicionados no TRF5, durante o período de 19 a 23 de maio.