O terceiro encontro do Fórum Permanente de Debates e Propostas contra a Violência reuniu diversos setores da sociedade civil organizada na manhã desta segunda-feira (7) na sede da OAB-CE. O secretário de segurança do Estado, Servilho Paiva, foi convidado para participar do Fórum, mas não esteve presente.

O momento, segundo o coordenador do Fórum, Leandro Vasques, é de coleta de propostas para que sejam compiladas em um único documento e, posteriormente, entregue ao governador do Estado e, principalmente, a todos os candidatos postulantes ao cargo de governador do Ceará. Participaram do encontro deste segunda-feira os vereadores Capitão Wagner e Benigno Junior; o presidente da Associação dos Magistrados do Ceará, Antônio Araújo; promotor criminal da Associação do Ministério Público, Nelson Gesteira; e representantes do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol-CE).

De acordo com Leandro Vasques, é importante a participação de todos os representantes da sociedade civil organizada para que as diferentes realidades possam ser não só retratadas no documento, mas que as propostas contemplem a situação securitária de forma holística no Estado do Ceará.

Para o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, este é um momento importante para toda a sociedade e que é preciso debater as propostas e pensar em novas estratégias para acabar com a violência. O vice presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, e o secretário geral da instituição, Jardson Cruz, ponderam que o papel da OAB-CE é ser uma promotora dos debates civis e defesa, também, dos interesses da sociedade.

Na próxima semana, Leandro Vasques informou que os debates e as propostas no Fórum serão destinadas à situação do tráfico de drogas e, posteriormente, sobre o sistema prisional no Ceará. O Fórum Permanente de Debates e Propostas contra a Violência é realizado sempre às segunda-feiras a partir das 11 horas na sede da instituição.