A OAB-CE, por meio da Comissão dos Direito da Criança e do Adolescente, lançará, nesta quinta feira (3), o projeto Golear – sem cuidar das crianças não tem jogo, de prevenção à exploração sexual durante a Copa do Mundo. O esforço tem como objetivo conscientizar o fortalezense para o risco que correm crianças e adolescentes socialmente vulneráveis frente a grupos de estrangeiros interessados em fazer turismo sexual em Fortaleza no período.

Os advogados do projeto Golear querem também estimular as famílias a se manterem vigilantes e a denunciar os aliciadores à polícia. Segundo a presidente da Comissão, Mirela Correia Tomás, a primeira ação da campanha será uma panfletagem, na próxima quarta feira (9), na Arena Castelão, durante o jogo da decisão do Campeonato do Nordeste, entre Ceará e Sport. Outras ações serão desenvolvidas até o final da Copa do Mundo.

De janeiro a abril deste ano, o serviço de denúncias por telefone Disque 100, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência de República, registrou 524 denúncias de abuso ou exploração de crianças e adolescentes do Ceará, sendo 253 dos casos anotados em Fortaleza. O maior número de denúncias do Estado foi de abuso, com 405 casos, 20% a mais que os 338 registros do mesmo período do ano passado.

A solenidade de lançamento do projeto Golear será às 19 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, com a presença de representantes da OAB-CE e entidades parceiras da sociedade civil. Confirmaram presença parlamentares que atuam na defesa da criança e do adolescente, dos direitos humanos, do turismo e do esporte. O projeto tem o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Fortaleza e da Assembléia Legislativa.