SA OAB-CE, por meio da Comissão de Direitos Culturais, vai apoiar a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho-Orcec, na luta que empreende pela regularização do financiamento público que a mantém. A decisão foi anunciada na tarde desta quarta feira (30) pelo vice-presidente e coordenador das comissões da OAB-CE, Ricardo Bacelar, ao final da reunião que dirigiu, entre representantes da Orcec e da Comissão.

A idéia é prestar assessoria, no sentido de elaborar uma proposta de modelo jurídico que assegure a sustentabilidade da orquestra. “Pode ser uma OS (Organização Social), como é o Dragão do Mar (Centro Cultural) ou o CUCA (Centro Cultural)”, especulou. O objetivo é que o novo formato institucional dê segurança aos músicos e estabilidades aos projetos da orquestra, afastando a possibilidade de encerramento das atividades.

O vice-presidente informou também que a OAB-CE oficiará ao secretário de Cultura, Paulo Mamede, um pedido de providência para regularizar o financiamento da Orquestra. “Por consideramos a ORCEC um patrimônio cultural do estado do Ceará, solicitamos a Vossa Excelência providências quanto aos problemas relatados, pleno reestabelecimento da orquestra e ainda garantindo seu funcionamento ininterrupto”, diz o documento.

Segundo os representantes da orquestra na reunião, os violinistas Marcos Vinícius e Paulo Ricardo,  hoje o grupo espera um depósito de R$ 350 mil prometido pelo Governo do Estado, para sanar repasses previstos e não efetivados nos últimos três meses. O novo contrato assegura o financiamento até setembro deste ano, mas não garantias de que o pagamento será cumprido nas datas estabelecidas.

A Orcec se dedica à formação de platéia para a música de concerto desde sua fundação, em 1996 e é um referencial da música erudita no Ceará, pelo trabalho artísitico de desenvolve. Em 2001, foi reconhecida como Projeto de Utilidade Pública. O repertório, em constante ampliação e aprimoramento, inclui obras dos períodos barroco, clássico e romântico, bem como peças de compositores modernos e contemporâneos.