O presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE, Ricardo Madeiro, recebeu uma homenagem nesta sexta feira (4), durante a sessão solene referente ao Dia Estadual de Conscientização sobre Doenças Raras, comemorado em 28 de fevereiro. O ato acorreu no plenário da Assembleia Legislativa. A OAB foi homenageada pelo trabalho em prol dos pacientes. “É um motivo de honraria, uma forma de estímulo para que continuemos à busca por uma saúde pública de qualidade”, afirmou Ricardo Madeiro.

A sessão homenageou profissionais da saúde e personalidades que tiveram grandes contribuições no âmbito da saúde pública e na luta por melhores condições de diagnósticos e tratamentos para pacientes com doenças raras. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como doenças raras as que afetam 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos. A sessão foi requerida pela então deputada Patrícia Saboya e pela deputada Eliane Novais.
Compuseram a mesa, o secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz; a deputada Eliane Novais; a presidente da Associação Brasileira de Amiotrofia Espinhal, Fátima Braga; a coordenadora especial de Políticas Públicas para Idosos e Pessoas com Deficiência do Gabinete do Governador, Isabel Cristina Lima; o presidente da UNIMED de Fortaleza, João Borges; a Promotora de Saúde Pública, Isabel Porto; e o Coordenador de Pessoas com Deficiência de Fortaleza, Thauzer Fonteles.