Panfletagem nas praias e áreas de fluxo turístico intenso vai ser uma das ações do projeto Golear – sem cuidar das crianças não tem jogo, lançado na noite desta quinta feira (3), na Assembleia Legislativa. A campanha é uma iniciativa da OAB-CE, por meio da Comissão Especial dos Direitos da Criança e Adolescente, para estimular os governos e a sociedade a enfrentarem o risco de aumentarem os casos de exploração sexual de crianças adolescentes, em Fortaleza, durante a Copa do Mundo de futebol.

Os panfletos informativos serão entregues, primeiramente, por advogados da Comissão e voluntários, na em escolas, universidades, na Arena Castelão e em áreas turísticas de Fortaleza. O objetivo é informar os turistas sobre a legislação pertinente à exploração sexual (Estatuto da Criança e do Adolescente Art. 244-A, Código Penal Art. 227 e 228) e estimular o cearense a denunciar os casos de abuso ou exploração sexual. A primeira ação será realizada na decisão da Copa do Nordeste, quarta feira (9), na Arena Castelão.

O ato, presidido pelo secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz foi aberto pela Orquestra de Sopros e Cordas e pelo coral Louvores, de crianças do bairro Vila Velha. Sentaram à mesa a presidente da Comissão, Mirella Correia Tomás, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernanda Pessoa, o presidente do Comitê de Acompanhamento da Copa, deputado Daniel Oliveira, o deputado Heitor Férrer, o procurador do Trabalho, Antônio Oliveira Lima, e o tesoureiro da CAACE, Renan Viana.

O deputado Daniel Oliveira afirmou que apresentará um Projeto de Lei, para obrigar o Governo do Estado a ampliar os mecanismos de informação e de denúncia de casos de exploração. Também participaram da solenidade os representantes das entidades parceiras do Governo do Estado e da sociedade, os membros da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, e as presidentes das comissões de Acesso à Justiça, Renata Rebouças, e de Políticas sobre Drogas da OAB-CE, Rossana Brasil Kopf.