Sertão_ManhãCinco palestras fizeram a programação da manhã desta sexta feira (16), no segundo dia do Encontro dos Advogados do Sertão, realizado no Centro de Convenções do Cariri. No primeiro painel, presidido por Egídio Barreto e secretariadado por Aderson Feitosa, teve como temas A Origem da Advocacia Sertaneja, abordado por Jorge Hélio Chaves de Oliveira, e A Advocacia e o PJe no Sertão – Desafios e Perspectivas, que ficou a cargo de Márcio Nicolau Dumas.

No segundo painel, presidido por José Damasceno Sampaio e secretariado por Aluísio José de Vasconcelos Xavier, Paulo Lopo Saraiva falou sobre O Sertão e a Advocacia. Foi uma palestra emocionante, em que o paraibano ex-seminarista e hoje advogado em Pau dos Ferros (RN), listou as peculiaridades da advocacia praticada no interior do Nordeste. “O advogado tem que ser tudo, até psicólogo”, afirmou. Em vários pontos, Saraiva se emocionou. “Ao falo com as lágrimas”, explicou com a voz embargada.

O Encontro segue esta tarde com oito palestras, divididas em três painéis, mais uma palestra magna. A primeira fala será de Esdras Dantas de Souza, sobre O Principio Constitucional Federativo e a Redução das Desigualdades Regionais: Um olhar sobre o Sertão. A palestra magna, sobre O Judiciário e os Justiceiros do Sertão: A Legitimação da Justiça Formal, será proferida pelo membro honorário vitalício do CFOAB, Cezar Britto. Na programação de encerramento, a atração é João Cláudio Moreno, com um show em homenagem a Luis Gonzaga.