Sertão_Encerra1O Judiciário e os Justiceiros do Sertão: A Legitimação da Justiça Formal foi o tema da palestra magna proferida pelo membro honorário vitalício do CFOAB, Cezar Britto, que encerrou o I Encontro dos Advogados do Sertão. Durante dois dias, 700 advogados discutiram os temas de interesse da advocacia do interior do Nordeste e reafirmaram os traços culturais que os unem como advogados do sertão. “Esse encontro é o resgate da presença do Conselho Federal na advocacia do interior”, afirmou o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, no discurso de encerramento.

Cézar Brito se disse “orgulhoso de ser nordestino e sergipano” e que fazia ali um “desabafo público”. Ele citou a identidade construída no passado, de uma região de justiceiros, onde o “capitão” Virgulino (Ferreira da Silva) se tornou Rei do Cangaço, no “vazio” de um Estado rendido às oligarquias. “A Constituição veio acabar de vez com esses vazios, criando uma nova estrutura para o Judiciário. Mas infelizmente, a cultura do justicialismo continua presente em nossa sociedade”, afirmou. “A justiça dos justiceiros é e sempre vai ser a justiça da elite”, concluiu.

A lista das personalidades que compuseram a mesa de encerramento é a seguinte:

presidente do CFOAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Alves; presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro; vice-presidente do CFOAB, Cláudio Lamachia; diretor tesoureiro do CFOAB e coordenador cientifico do evento, Oneildo Ferreira; presidente da subseção do Crato, Adérson Feitosa Ferro Terceiro; presidente da subseção de Juazeiro do Norte, Clauver Barreto; membross honorários vitalicios do CFOAB, Roberto Busato e Cezar Britto; presidente da Comissão Especial de Estudo do Anteprojeto do Novo CPC, Estefânia Viveiros;  conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Esdras Dantas; diretor-geral da ENA, Henri Clay Andrade; ex-representante da OAB o Conselho Nacional de Justiça, Jorge Hélio; ex-representante da OAB no Conselho Nacional do Ministério Público, Almino Afonso; secretária-geral adjunta da OAB-CE, Roberta Vasques; secretário-geral da OAB-C, Jardson Cruz; diretor tesoureiro da OAB-PE, Bruno de Albuquerque Baptista; diretor executivo da FESAC, Vanilo de Carvalho; procurador nacional de defesa das prerrogativas, José Luis Wagner; e os conselheiros federais José Danilo Correia Mota, Mauricio Vasconcelos, Leonardo Accioly da Silva e Mário Carneiro Baratta Monteiro Filho.