Sertão_Tarde1Três painéis agruparam as oito palestras da tarde desta sexta feira (16), no I Encontro dos Advogados do Sertão, que é realizado no Centro de Convenções do Cariri, no Ceará. No primeiro painel, o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Esdras Dantas de Souza, falou do Princípio Constitucional Federativo e a Redução das Desigualdades Regionais: um olhar sobre o sertão. Souza reclamou da falta de magistrados nas comarcas e na dificuldade que os advogados sertanejos têm de despachar processos.

No segundo painel, o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do CFOAB, Leonardo Accioly, abordou A Dignidade dos Honorários Advocatícios. “Aquele colega que serve ao poder arbitrário está descumprindo o princípio ético de resguardar as prerrogativas de sua profissão”, afirmou. E condenou a “supervalorização” das autoridades nas comarcas do interior. “O juiz é padre, rei e deus. Manda prender e manda soltar, sem respeitar a lei, a sociedade e sequer a sua consciência.

Em seguida, o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas do CFOAB, José Luis Wagner, falou sobre A atuação do Conselho em Defesa das Prerrogativas dos Advogados. O ex-representante do CFOAB no CNMP, Almino Afonso Fernandes, falou sobre A Defesa das Prerrogativas da Advocacia no CNJ e CNMP, citando casos vitoriosos da advocacia juntos aos órgãos de controle e do STF. E o diretor geral da Escola Nacional de Advocacia, Henri Clay Andrade, abordou A Educação Continuada da Advocacia no Sertão.