SO representante do Conselho Federal da OAB na Coalizão da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, Aldo Arantes, apresentou a cartilha da campanha, durante entrevista coletiva realizada na tarde desta terça feira (20), na sede da OAB-CE. O advogado foi recebido pelo presidente Valdetário Monteiro; pelo vice-presidente, Ricardo Bacelar; pela secretária adjunta, Roberta Vasques; e pelo tesoureiro Marcelo Mota.

O lançamento é parte da agenda do articular nacional em Fortaleza. Esta noite, às 19h30min, a Coalizão será lançada oficialmente no Estado, em ato que será realizado com membros da OAB-CE e representantes das entidades participantes, na sede da Fesac – Avenida Pontes Vieira, 2666 – Dionísio Torres. Amanhã (21), às 10 horas, o comitê cearense da Coalizão será formalizado, em reunião, também na sede da Seccional.

A cartilha, intitulada Projeto de Iniciativa Popular de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, é a peça principal de trabalho das 95 entidades de caráter nacional que integram a Coalizão. A proposta é levar à sociedade o desejo do financiamento público exclusivo para as campanhas eleitorais. Por outro lado, “161 parlamentares já assinaram a nossa proposta na Câmara Federal, onde começa a tramitar”, afirmou Arantes.

A proposta de reforma política inclui também o voto em dois turnos, sendo o primeiro reservado às propostas dos partidos o e segundo aos candidatos; o mesmo número de legendas nos partidos para homens e mulheres; e o fortalecimento da democracia direta como mecanismo de participação popular. “Os avanços e conquistas dessa luta vão ter o ritmo que a sociedade mandar”, afirmou o presidente da OAB-CE.

Também participaram do lançamento o representante da OAB-CE na Coalizão, Benedito Bezerril; o presidente da Comissão Especial das Eleições Limpas, Tarcísio Silva; e a presidente do Sindicato dos Jornalistas, Samira Castro.