Conferência_AdísiaDireitos Humanos Comunicação e Mídia foi o tema da quarta palestra da Conferência Estadual da OAB do Ceará, realizada na tarde desta quinta feira (8), no auditório do prédio anexo da Assembleia Legislativa. A palestrante convidada foi a presidente da Associação Cearense de Imprensa, jornalista Adísia Sá, que falou tendo como debatedores o coordenador de comunicação da Prefeitura de Fortaleza, jornalista Moacir Maia, e o deputado estadual e radialista, Ferreira Aragão.

Adísia Sá falou sobre a importância da imprensa para os direitos humanos. “A imprensa é a guardiã dos Direitos Humanos, é um testemunho da liberdade”, afirmou. A jornalista argumentou que a imprensa é “mais importante que o parlamento”, porque “é ela que defende a nação”. E, recorrendo a Rui Barbosa, finalizou: “A imprensa é a vista da nação. Pela imprensa a nação respira”.

Ferreira Aragão afirmou que a imprensa “não é livre” para atuar como defensora dos Direitos Humanos e defendeu a importância de o jornalista falar o que pensa. “Seria muito bom se tivéssemos uma imprensa livre, o que não é a nossa realidade”, avaliou. Sobre sua postura como apresentador de programa policial na televisão, Aragão disse que sua missão era “conhecer as causas da violência no Estado, e noticiar isso”.

Moacir Maia finalizou questionando os donos dos veículos de comunicação, na relação que estabelecem com o profissional jornalista. “Há a exigência dos empregadores, querendo a otimização do capital que investem, contra uma parcela de jornalistas que têm ética”. E afirmou ainda: “O jornalista não é um ser livre. Não devemos mais aceitar as distorções daquilo que é o maior direito humanos, que é o direito à informação”.