Conferência_CidA quinta palestra da Conferência Estadual da OAB do Ceará, realizada na tarde desta quinta feira (8), no auditório do prédio anexo da Assembleia, foi sobre Direitos Humanos e Política. O palestrante convidado foi o ex-senador Cid Carvalho. Ele teve como debatedores a ex-prefeita Maria Luiza Fontenele e o advogado Roberto Martins Rodrigues. A mesa foi mediada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Fortaleza, João Alfredo Telles Melo.

Para Cid Carvalho, a elite brasileira muitas vezes é contra os Direitos Humanos que, para ele, são direitos “basicamente do cidadão brasileiro”. Fazendo a interface com a política, o ex-senador, que também é advogado e jornalista, lembrou alguns aspectos da Justiça que refletem na cidadania. “Não é porque uma pessoa delinquiu que deve sofrer uma vingança”, afirmou, numa referência aos atos de justiceiros ocorridos recentemente no país.

Maria Luiza Fontenele afirmou que a condição primeira dos Direitos Humanos é a de que “todas as pessoas devem ser livres”.  Para a ex-prefeita, “nós somos seres humanos comandados pelo dinheiro e mercadoria, dessa forma a luta pelos direitos humanos se torna ainda mais difícil”, concluiu.

Roberto Martins Rodrigues abordou o direito de ir e vir na perspectiva dos Direitos Humanos. “Não adianta falar de direitos de ir e vir, se não temos os meios”, afirmou, referindo-se às “condições críticas” em que se encontra o transporte público no Ceará. “A mídia chama de ônibus, eu chama de carroça”, reclamou.