FMatéria publicada na edição desta segunda-feira (5) no jornal Diário do Nordeste destaca a Conferência Estadual da OAB-CE.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoverá, a partir da próxima quarta-feira (7) até sexta (9), a Conferência Estadual da OAB do Ceará Direitos Humanos – Uma nova cidadania. O evento enfocará diversos temas, com destaque para saúde, educação, segurança e política.

A conferência acontecerá no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, na Assembleia Legislativa, e será aberta com a palestra magna do presidente da Ordem no Ceará, Valdetário Monteiro, prevista para iniciar às 19h40. A noite será encerrada com o concerto da Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor).

A programação do primeiro dia terá início às 8h, com a palestra “Direitos humanos e saúde”, tendo como convidado o médico Odorico Monteiro, coordenador do Programa Mais Médicos no Ceará. Em seguida, às 9h30, acontecerá a palestra da professora Celecina Maria Veras Sales sobre “Direitos humanos e educação”. O tema “Direitos humanos e trabalho” será enfocado pelo desembargador José Antônio Parente da Silva, na mesma manhã, a partir das 11h10.

Um dos momentos de destaque será o debate sobre “Comunicação e Mídia”, com a participação da jornalista Adísia Sá, também na quinta-feira, a partir das 14h30. O ex-senador, jornalista e professor aposentado, Cid Carvalho, falará às 16h sobre “Direitos humanos e política”.

No dia 9, a partir das 8h, a defensora pública Amélia Soares Rocha falará acerca de “Direitos humanos e segurança pública”. Em seguida, será abordado o “Sistema penal”, por César Oliveira de Barros Leal.

“A sociedade que queremos” será o assunto da palestra-debate do advogado José Airton de Paula Barreto, na tarde do último dia. O evento é encerrado com a premiação de trabalhos literários de alunos de escola pública, diplomação de agentes comunitários de direitos humanos, entrega da Medalha Dragão do Mar de Direitos Humanos e entrega de certificados.

A conferência é o momento máximo de congregação entre advogados do Ceará e é prevista no regimento interno da OAB-CE, explicou o secretário-geral da Ordem, o advogado Jardson Cruz. Ele esclareceu também que serão premiadas as seis melhores redações dos estudantes de escolhas públicas acerca dos direitos humanos.

Diplomação

Informou, ainda que a diplomação contemplará 50 agentes comunitários que fizeram curso de 20 horas ministrado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE e que envolveu direito do consumidor, Constituição Federal e direito à saúde e cidadania. “O objetivo do curso foi preparar multiplicadores sobre cidadania nas comunidade”, comentou Jardson Cruz.

Sobre a Medalha Dragão do Mar, instituída pela OAB, adiantou que será entregue a oito personalidades que contribuem ou contribuíram com a temática da conferência. “Um dos papéis fundamentais da OAB é a proteção à cidadania”, disse, lembrando que a Conferência Nacional do Conselho Federal da OAB será em outubro, no Rio de Janeiro.

Mais informações:

As inscrições são gratuitas, com formulário disponível no site www.oabce.org.br