MedalhaPersonalidades cearenses que contribuíram para a garantia dos direitos humanos foram agraciadas, na tarde desta sexta-feira (9), durante a realização da Conferência Estadual da OAB na Assembleia Legislativa, com a Medalha Dragão do Mar de Direitos Humanos. A comenda foi outorgada em homenagem ao pescador de Aracati que impediu o tráfico de escravos no litoral cearense e, assim, reconhecido na história do Estado como o precursor do movimento abolicionista.

A Medalha Dragão do Mar é cunhada em bronze e traz a efígie do abolicionista cearense Francisco José do Nascimento. A escolha foi feita em três categorias: personalidades, organizações e ações e experiências. A entrega da medalha foi feita pelo presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro; o vice presidente Ricardo Bacelar; o secretário geral Jardson Cruz; o tesoureiro Marcelo Mota; o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Edimir Martins; e o conselheiro estadual da OAB, Pedro Bruno.

Nesta primeira edição da entrega da Medalha Dragão do Mar, foram agraciados: a ex-prefeita de Fortaleza, socióloga Maria Luiza Fontenele; o vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza, advogado João Alfredo Telles Melo; o ex- secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, médico Odorico Andrade Monteiro; a coordenadora da Associação Missão Tremembé, Maria Amélia; o fundador da Comissão de Direitos Humanos do Pirambu e do Movimento Emaús em Fortaleza, advogado Airton Barreto; o Bispo Emérito de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson da Cruz; o pastor evangélico fundador do projeto Desafio Jovem, médico Silas  Monguba; a ativista do movimento de mulheres, bio-farmacêutica Maria da Penha (foto); os idealizadores do projeto Organizar para Conhecer, Enfrentar e Resolver: Abrigo não é Família, defensores públicos Julliana Nogueira e Tibério Augusto Lima.