Reunião Ensino JurídicoA Comissão de Ensino Jurídico da OAB-CE promoveu mais uma reunião com os diretores e coordenadores de instituições de ensino superior de Direito, para discutir a situação do ensino jurídico no Ceará. O encontro ocorreu na última terça feira (27), na sede da Ordem.

Na reunião foi debatida a estrutura e metodologia que se aplica nos Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJ). “É no NPJ que os alunos vão rever todo o conhecimento teórico visto no decorrer da Faculdade”, afirmou o presidente da comissão, Sidney Guerra. Todas as instituições presentes têm um NPJ, que realiza atendimento ao público externo e proporciona uma experiência prática e real aos alunos. Nas reivindicações feitas pelos dirigentes foi citado: a necessidade de assistentes sociais e psicólogos nos núcleos; a valorização dos professores das disciplinas de estágio; e a questão da substituição de estágios externos pelo do NPJ.

A comissão ainda realizará reuniões para tratar de assuntos como o Exame da Ordem, o Enade e outros aspectos do ensino jurídico. Ao fim dos encontros, previsto para o próximo semestre, será formulado um documento com todas as reivindicações, que será encaminhado para o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro e, posteriormente, para o Conselho Federal da OAB.

Estiveram presente na reunião diretores e coordenadores da Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará (Fesac); Universidade de Fortaleza; Faculdade 7 de Setembro; Universidade Regional do Cariri; Faculdade Paraíso do Ceará; Faculdade Integrada da Grande Fortaleza; Centro Universitário Estácio do Ceará; Faculdade do Nordeste; Faculdade Católica de Quixadá; Faculdade Farias Brito; e Faculdade Luciano Feijão.