TJ_DesembargadoresOs juízes José Tarcílio Souza da Silva e Tereze Neumann Duarte Chaves foram escolhidos desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A votação ocorreu na manhã desta sexta-feira (09/05), durante sessão extraordinária do Pleno, conduzida pelo desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, chefe do Poder Judiciário Estadual.

José Tarcílio Souza da Silva, titular da Vara da Justiça Militar da Capital, assume pelo critério de merecimento. O magistrado ocupará vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Francisco Auricélio Pontes, ocorrida em 16 de janeiro deste ano.

Tereze Neumann Duarte Chaves, titular da 1ª Vara de Recuperação de Empresas e Falência do Fórum Clóvis Beviláqua, ascendeu ao cargo, por aclamação, pelo critério de antiguidade. Ela já atuava como desembargadora por convocação do Órgão Especial do TJCE. A vaga surgiu em decorrência da aposentadoria do desembargador Francisco José Martins Câmara, em 19 de fevereiro de 2014.

A escolha dos novos integrantes do Poder Judiciário foi realizada em sessão pública, com votação nominal, aberta e fundamentada, em obediência às prescrições constitucionais e legais. Concorreram 21 juízes à vaga de acesso por merecimento.

Natural de Fortaleza, José Tarcílio Souza da Silva ingressou na magistratura em 31 de março de 1992 como juiz substituto da Vara Única da Comarca de Pacoti. Em 1997, foi promovido para o cargo de juiz auxiliar da Comarca de Fortaleza. Assumiu funções também na 4ª Vara da Infância e da Juventude da Capital e foi juiz corregedor auxiliar por oito anos. Desde 2001, era titular da Vara Única da Justiça Militar.

Tereze Neumann Duarte Chaves também nasceu em Fortaleza e ingressou na magistratura em 1986 como juíza substituta da Comarca de Trairi. Em 1994 foi promovida para a Vara de Processos de Conflitos Fundiários, no Fórum Clóvis Beviláqua. Também atuou como titular da 16ª Vara Cível de Fortaleza. Em 1995, a titularidade da 3ª Vara de Falências e Concordatas de Fortaleza, transformada em 1ª Vara de Recuperação de Empresas e Falências do Fórum Clóvis Beviláqua, a partir de 12 de agosto de 1999.