Sertão_MesaO Primeiro Encontro dos Advogados do Sertão foi aberto na noite desta quinta feira (15), no Centro de Convenções do Cariri, no Ceará, com uma solenidade que levou ao mesmo palco os mais importantes representantes da advocacia do Nordeste e os maiores talentos da poesia popular da região. O Encontro, que segue até amanhã, com 11 painéis sobre temas da atualidade.

O encontro é realizado pelo Conselho Federal da OAB em conjunto com as seccionais do Ceará e de Pernambuco, para discutir os problemas e apontar as soluções para problemas que são específicos dos advogados que atuam em comarcas do interior, como a falta de juízes, promotores, defensores públicos e serventuários na Justiça. Outro objetivo é dar visibilidade à advocacia, à cultura do sertão e a relação entre elas ao logo da história.

A abertura marcou também o início do funcionamento do Centro de Convenções, inaugurado com o descerramento de uma placa pelo governador do Ceará, Cid Gomes. Em seguida, o presidente do CFOAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho, abriu oficialmente o Encontro. Os presidentes da OAB-CE e da OAB-PE, Valdetário Monteiro e Pedro Henrique Alves, respectivamente, saudaram os 700 participantes.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, deu boas vindas as delegações e saudou a todos fazendo uma referência à sua mãe, Maria Inês Andrade. “Muito do que é a pessoa depende da forma como ela foi criada”, afirmou. Em relação aos problemas da advocacia, o presidente cearense lembrou que o peticionamento eletrônico é uma “grande panaceia que vem também como grande dificuldade”.

O presidente do CFOAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, citou três frases, a primeira delas se referindo à advocacia. “Advogado valorizado significa cidadão respeitado”, afirmou. A segunda se referiu à Ordem, no seu papel de guardiã da Constitucional: “A OAB é a voz constitucional do cidadão”. E, finalmente, relacionou a Ordem no seu papel perante a advocacia: “A OAB deve ir aonde o advogado está”.

O governador Cid Gomes saudou os advogados presentes ao encontro, quando afirmou que “A OAB é uma instituição muito respeitada”. E ter minou sua fala arriscando um improviso: “OAB entidade independente/ Traz justiça e dignidade a nossa gente”. Depois da solenidade, 12 dos melhores cantadores repentistas do Nordeste se apresentaram, num festival que teve como apresentador o poeta Geraldo Amâncio.

Também participaram o vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar; o secretário geral, Jardson Cruz; a secretária geral adjunta, Roberta Vasques; e o tesoureiro, Marcelo Mota; os presidentes das subseções anfitriãs de Juazeiro do Norte e Crato, respectivamente Clauver Barreto e Aderson Ferro Terceiro; de Aracati, Teobaldo de Sousa; e da Região Metropolitana, Raphael Mota.