Valdetário, Aldo e Benedito_CoalizãoA OAB-CE realiza, na noite desta terça feira (20), a partir das 19h, o lançamento da Coalizão Democrática, Reforma Política e Eleições Limpas. O evento acontecerá na sede da Fesac (Avenida Pontes Vieira, 2666), às 19h, e contará com a presença do coordenador nacional do lançamento, o secretário da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política do CFOAB, Aldo Arantes. Durante o lançamento, haverá distribuição de cartilha sobre o Projeto de Iniciativa Popular de Reforma Política Democrática.

Este momento, na opinião de Aldo Arantes, reflete a necessidade de mudar o sistema política brasileiro, “porque este atual está em crise”, anunciou. De acordo com Aldo, a proposta de mudança a partir da reforma política focará quatro pontos: o financiamento de campanha, o sistema eleitoral de lista aberta, a paridade de gênero entre as disputas políticas e a inclusão de mecanismos de democracia direta.

Assim, partidos políticos não receberão financiamentos de empresas, uma vez que, segundo Arantes, “cria um ciclo de exigências a partir do dinheiro investido para eleger um candidato”, como também o eleitor passará a votar em propostas e não mais em pessoas. “O que vale é mudar a mentalidade política do brasileiro e dos partidos”, salienta. Bem como promover o debate na sociedade civil sobre decisões acerca de privatizações ou acordos internacionais a partir de plebiscitos. “A sociedade precisa ser consultada sobre estas decisões”, atesta Aldo.

O coordenador estadual da Comissão, Benedito Bezerril, destaca que o lançamento desta mobilização no Ceará é de grande importância, principalmente pelas eleições que se aproximam. De acordo com o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, o cerne do atual cenário político do Brasil está na eleição e a reforma política possibilitará esta mudança.

Mais informações:

Lançamento da Coalizão Democrática, Reforma Política e Eleições Limpas, às 19h, na Fesac – Avenida Pontes Vieira, 2666.