Educar_LançamentoA OAB-CE lançou, nesta quarta feira (28), o projeto OAB Educar, com um aulão, na Escola de Tempo Integral Professora Antonieta Cals, localizada no bairro São João do Tauape. O projeto tem a meta de visitar 285 escolas municipais de Fortaleza até o primeiro semestre de 2015. Durante o período, os advogados voluntários do projeto OAB-Educar farão palestras e entregarão 80 mil exemplares da cartilha intitulada Aprender Direito, que eles mesmos elaboraram.

O projeto OAB Educar conta com a parceria com a Secretaria Municipal da Educação –SME. As ações são direcionadas aos alunos, aos professores e à comunidade do entorno das escolas. No ato de instalação do projeto, o ginásio de esportes da escola ETI ficou lotado para ouvir os advogados. O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, contou a sua história de vida como “exemplo de superação” e estimulou os alunos que estudem, para “conseguir crescer na vida”.

Para o vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, “não só de ler e escrever vive o homem, ele tem que ser cidadão, tem que ter noções de direito e exercer o seu direito de voto, acesso à justiça, e indignação”. Para a coordenadora da escola, Milena Bandeira, a ação da OAB “é importante para que os alunos saibam não só os direitos, mas também os seus deveres”.

No final da solenidade, a aluna do 6º ano, Kaylanne Moura, de 11 anos, afirmou ter consciência da necessidade de conhecer os seus direitos. “É muito importante eu saber os meus direitos para ficar por dentro das coisas que eu posso, e das coisas que eu não posso fazer”, afirmou.

Também estiveram presentes ao lançamento, o secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz; o presidente da Comissão OAB Comunidade Escola, Paulo Henrique Santana; o secretário municipal da Educação Joaquim Aristides; o diretor da Escola Professora Antonieta Cals, Marcos Benício; e muitos advogados que visitarão as escolas.

A próxima ação está agendada para amanhã (29), nas escolas Aldemir Martins e Maria do Socorro Alves Carneiro.