REDETV_ProjetoO presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, é um dos integrantes da Comissão Especial de Implementação da TV OAB. O projeto foi apresentado na tarde desta sexta feira (30), durante o encontro do Colégio de Presidentes, no Recife. A proposta é instalar a rede de televisão dos advogados, que transmitirá em sinal aberto e gratuito, e estará disponível para todos os cidadãos em todas as capitais do país.

“A Rede de TV foi recebida com grande entusiasmo pelas seccionais, pela possibilidade de ampliar o diálogo da advocacia com a sociedade”, afirmou o presidente cearense. “Este é um projeto que passa a ser prioritário para todos nós da OAB”, completou. Também integram a Comissão o secretário geral adjunto do CFOAB, Cláudio Stábile Ribeiro, e o presidente da OAB-RJ, Felipe de Santa Cruz.

Segundo o projeto, são cinco os objetivos da nova rede de televisão: ampliar o diálogo com a sociedade e advogados; inserir a OAB na nova realidade da TV digital pública, aberta e interativa, como em órgãos do Poder Judiciário; prestar serviços interativos de educação e utilidade pública; difundir o papel da Ordem na defesa da Constituição, dos direitos, das garantias e preservação da cidadania; e informar os advogados e a sociedade.

O estudo inicial prevê a distribuição do conteúdo, por meio de um dos canais da multiprogramação (recurso da TV digital para emissoras públicas) da TV Senado, para um público superior a 50 milhões de brasileiros, podendo dobrar este número numa segunda fase, através da veiculação por TV paga. E estabelece que as seccionais terão espaço na grade de programação, ao lado de programas temáticos de interesse público.