Rede_ReuniãoOAB-CE participará da Rede de Proteção de Direitos Humanos para Atuação na Copa do Mundo FIFA 2014. A sinalização foi dada pelo vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, em reunião realizada na tarde desta quarta feira (21), com o Ouvidor Nacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República- SDH/PR, Bruno Renato Teixeira. A Rede de Proteção está sendo instalada nas subsedes da Copa, envolvendo órgãos governamentais e entidades da sociedade civil, para prevenir atos de violência e o desrespeito aos Direitos Humanos, por parte das polícias ou dos cidadãos, durante a Copa.

A OAB-CE ofereceu montar uma estrutura voltada a proteger o advogado, composta por representantes da Diretoria, das comissões de Defesa das Prerrogativas e dos Direitos Humanos, e do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia. “A OAB Ceará entende ser necessária a cooperação mútua entre as entidades, para assegurar a ordem e a paz social neste período, quando haverá muitas manifestações e eventuais abusos e atos de violência”, afirmou Bacelar.

O desafio inicial da Rede no Ceará será acompanhar os eventos que antecedem os jogos da Copa, como o fan fest, que terá uma programação de shows abertos ao público, no aterro da Praia de Iracema. Também participaram do encontro a integrante da Comissão de Segurança Pública da OAB do Rio de Janeiro, Flávia Canavieiras; a consultora da UNESCO, Maria Carolina Ferracini; os assessores da Ouvidoria Nacional da SDH/PR, Elias Emanuel de Sousa e Gisley Alves; e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE, Edimir Martins.

A primeira agenda da Rede no Ceará será uma Oficina de Planejamento e Pactuação, com a presença da ministra chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti. O encontro será realizado a partir das 9h30min, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – no São Gerardo. A OAB-CE será representada pelo vice-presidente, Ricardo Bacelar, e pelo presidente da Comissão, Edimir Martins.