Coalizão_LançamentoA Coalização pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas foi lançada oficialmente no Ceará, em ato realizado na noite desta terça feira (20), pela OAB e representantes das entidades participantes. O movimento, que é suprapartidário e de caráter nacional, reúne 95 entidades da sociedade civil com capilaridade em todo o país. Participaram do ato, o representante do Conselho Federal da OAB na Coalizão, o ex-deputado constituinte e advogado Aldo Arantes, e o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro.

Aldo Arantes defendeu a necessidade de o país se mobilizar em torno da Coalizão, e não só se manifestar nas ruas. Para o representante da OAB Nacional, o ano de Copa do Mundo e de Eleições é favorável a uma reflexão e à tomada de atitude que represente um avanço contra o que chamou de “crise de representação”. Ele comparou o atual momento com a campanha das Diretas Já, quando o povo foi às ruas pedir eleição direta para presidente da República. E lembrou que a mobilização é capaz de melhorar a política.

“O Ficha Limpa (a Lei de Iniciativa Popular) botou muita gente na cadeia, mas não acabou com a corrupção”, argumentou. E defendeu o financiamento público exclusivo para as campanhas eleitorais, um dos quatro pontos básicos da proposta de reforma política da Coalizão, em tramitação na Câmara dos Deputados. “O poder econômico transforma maioria e minoria, e transforma minoria em maioria”, afirmou, numa referência ao grande número de empresários e proprietários rurais no Congresso, em relação ao de representantes sindicais.

Também compuseram a mesa o vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar; o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Luciano Simplício; o presidente do sindicato Apeoc, Anízio Melo; a diretora da UNE, Germana Amaral; e o representante da CUT, Helder Nogueira. O secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz, representantes de partidos políticos e organizações não governamentais assistiram à instalação da Coalizão. A primeira reunião técnica da Coalização no Ceará será realizada nesta quarta feira (21), às 10 horas, na OAB-CE.