Audiência_ProjetoO presidente da Comissão Especial de Assuntos e Estudos sobre Direito do Trânsito e Tráfego da OAB-CE, Fernando Alfredo Franco, saiu convencido da audiência pública que discutiu a eficácia dos projetos do Binário das Avenidas Santos Dumont e Dom Luis, e da Nova Praça Portugal, realizada na tarde desta segunda feira (9), na sede da Seccional.

“O que nós ouvimos hoje aqui dá a tranqüilidade de afirmar que os dois projetos são excelentes soluções para os problemas de mobilidade e trânsito para aquela área de Fortaleza”, afirmou. Também compuseram a mesa, pela OAB-CE, o vice-presidente, Ricardo Bacelar, o secretário geral, Jardson Cruz, e o tesoureiro, Marcelo Mota, tendo na platéia o presidente da Subseção da Região Metropolitana, Raphael Mota, autoridades civis e militares.

Entre os interlocutores convidados, o coordenador do Plano de Ação Imediata de Trânsito e Transporte de Fortaleza – PAITT, Luiz Alberto Sabóia, informou que o projeto do binário teve como metas prioritárias, pela ordem, a fluidez do transporte público, o transporte não motorizado (bicicleta, caminhada) e só então o transporte individual foi considerado.

Sabóia anunciou algumas ações que serão realizadas pelo PAITT no segundo semestre, em várias áreas de trânsito complicado da cidade. Entre os projetos está o da instalação de um serviço de bicicletas compartilhadas, ligando pontos de grande afluência como shopping e os terminais de ônibus. Um dos pontos para pegar ou deixar a bicicleta será a Nova Praça Portugal.

Sobre a nova praça, a arquiteta urbanista da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Fernanda Soares, afirmou que o projeto era inspirado nas dunas “que se movem e se remodelam”. Ela demonstrou que o novo desenho da praça ampliará em 36% a área do logradouro – de 7.500 m2 para 10.200 m2 -, permitindo ainda a continuação dos passeis das avenidas Santos Dumont e Desembargador Moreira.

Como maquetes eletrônicas, a arquiteta mostrou ainda os equipamentos projetados para as quatro áreas da nova praça: uma área em homenagem a Portugal, áreas de convivência abertas e fechadas, e uma fonte luminosa. Outra novidade é que as avenidas terão pista no mesmo nível da praça, para facilitar a realização de eventos. “Neste caso, a praça é interditada ao tráfego e vira uma só”, afirmou.