TRT_PosseO desembargador do trabalho Emmanuel Teófilo Furtado fez uma homenagem aos advogados trabalhistas, durante o discurso que fez, na solenidade de sua posse como membro do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, realizada na noite desta quarta feira (11), na sede do TRT.

“São verdadeiros maratonistas do Direito”, reconheceu o desembargador, numa referência ao grande número de audiências de que participam diariamente, “às vezes duas simultaneamente”. E reafirmou sua disponibilidade em manter-se disponível ao diálogo no 2º Grau, afirmando que “advogado não precisará marcar hora para adentrar no meu gabinete”.

A solenidade foi conduzida pela presidente do TRT, Maria Roseli Mendes Alencar, que comemorou o que chamou de “plenitude do Pleno”, aludindo ao fato de que fato de, pela primeira vez, a Corte alcançar o número máximo de 14 desembargadores. O Pleno havia sido ampliado de oito para 14 assentos, em 2009.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, representou os advogados na mesa de autoridades, onde também sentou o conselheiro federal da Ordem e diretor do curso de Direito da UFC, Cândido Albuquerque. Estiveram presentes ao ato o conselheiro federal, Kennedy Reial Linhares; o vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar; o secretário geral, Jardson Cruz; e o presidente da Subseção da Região Metropolitana, Raphael Mota.

O novo desembargador foi saudado pelo colega Francisco Tarcísio Guedes Limaverde Júnior, que assume a presidência do TRT amanhã (13). Ele destacou traços do currículo do empossado, que chega à Corte pelo critério de antiguidade, para substituir o desembargador aposentado Ronald Cavalcante Soares.

O fortalezense de 50 anos Emmanuel Furtado respondia ultimamente pela 13ª Vara do fórum trabalhista, onde acumulava mais de 20 anos na magistratura. Ele é graduado pela UFC, onde também se tornou mestre. É doutor pela UFPE e pós-doutor pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Além de carreira na magistratura, é professor da Universidade Federal do Ceará, desde 1991.