Grupo de TrabalhoO Grupo de Trabalho para Apoio às Comarcas do Interior realizou, nesta segunda-feira (09), reunião com os magistrados da 5ª e 6ª Zonas Judiciárias. O encontro ocorreu no auditório da Corregedoria Geral da Justiça, em Fortaleza com a presença do Coordenador titular, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos,  do Coordenador suplente, desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, com as presenças do desembargadores Francisco Sales Neto, corregedor-geral da Justiça, e Valdetário Andrade Monteiro, presidente da OAB Ceará.

Na parte da tarde, haverá escolha, pelos magistrados, do Juiz Coordenador das Zonas. Os participantes tiveram a oportunidade de falar sobre os problemas enfrentados no cotidiano de trabalho nas comarcas.

A 5ª Zona Judiciária é composta pelas comarcas de Acarape, Aquiraz, Barreira, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Palmácia, Pindoretama e Redenção. Fazem parte da 6ª Zona as comarcas de Caridade, Caucaia, Itapajé, Itapipoca, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Trairi, Uruburetama e Umirim.

 

Este será o terceiro encontro da equipe. A primeira reunião ocorreu em Sobral, em março deste ano, com magistrados que compõem a 7ª Zona Judiciária. A segunda foi realizada em Juazeiro do Norte, no mês de maio, com juízes da 1ª Zona Judiciária.

O grupo de trabalho é formado também pelos servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Moisés Antônio Fernandes Monte Costa, da Secretaria de Administração; Francisco Tiago Dias Pinto, da Secretaria de Tecnologia da Informação; e Lourival Cordeiro Lima, major PM, da Assistência Militar do Tribunal.

A equipe foi instituída pelo chefe da Corte de Justiça estadual, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, por meio da Portaria nº 472/2014, publicada no Diário da Justiça Eletrônico do dia 11 de março.

A iniciativa tem o objetivo de promover encontros voltados à prática jurisdicional e troca de experiências entre os magistrados. A criação de um banco de boas práticas e a realização de audiência pública também fazem parte das ações.