Livro - Artur BrunoO professor e deputado federal Artur Bruno lança pela editora Armazém da Cultura, no próximo dia 26 de junho, o livro “Atualidades do Brasil e do Mundo”. O lançamento será às 19 horas, no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa. A apresentação será do professor universitário e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), Valdetário Monteiro. O prefácio é assinado pelo ex-ministro da Educação e senador Cristovam Buarque. O livro foi escrito em parceria com o historiador Manoel Sousa e o jornalista Daniel Sampaio.

São 120 temas distribuídos por 15 capítulos abrangendo política, economia, meio ambiente, população, conflitos internacionais, programas sociais, energia, internet, cultura e outros assuntos atuais que são cobrados em provas de concursos públicos e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O livro traz o mínimo que o estudante precisa saber para fazer uma prova de atualidades”, explica Artur Bruno. Segundo ele, o livro é importante também para que – mesmo os que não farão concursos ou Enem – “o cidadão possa se atualizar e entender as causas e as consequências dos fatos que estão em pauta hoje em dia”.

O senador Cristovam Buarque, que assina o prefácio, compara o livro a um álbum de retratos. “O livro Atualidades do Brasil e do Mundo, de Artur Bruno, Daniel Sampaio e Manoel Sousa está mais para um álbum de retratos do que para um relatório. Não procura analisar em detalhes os assuntos de que trata, não é este seu papel, mas traz a cara de cada um dos problemas contemporâneos, de uma maneira útil e agradável de ler”, declara Buarque.

Sobre os autores

Artur Bruno é professor de História e Geografia há mais de 35 anos. É graduado em Pedagogia e foi aluno do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Como radialista, atuou em programas de rádio e TV, comentando notícias. Já exerceu mandato de vereador, de deputado estadual e elegeu-se, em 2010, deputado federal para a legislatura 2011-2014, sem deixar de dar aulas em escolas e cursinhos preparatórios para Enem e concursos públicos.

Daniel Sampaio é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Na mesma instituição, concluiu especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem. Foi repórter da editoria de Política do jornal O Povo, trabalhou com comunicação corporativa e atuou em assessoria de imprensa de campanhas eleitorais e assessoria parlamentar.

Manoel Sousa é graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como bolsista na área de museologia e participou como colaborador do Atlas Digital da América Lusa, projeto da Universidade de Brasília (UnB). É professor da rede pública de ensino e de cursinhos voltados para Enem e para concursos públicos.

Lançamento do livro Atualidades do Brasil e do Mundo

Data: 26 de junho de 2014

Horário: 19 horas

Local: Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa – (entrada pela rua Barbosa de Freitas, S/N – Dionísio Torres – esquina com Av. Pontes Vieira)