JFCE_PesquisaPesquisa realizada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) – em parceria com os Tribunais Regionais Federais e demais unidades da Justiça Federal – sob o tema “Sempre pode melhorar… e sua opinião fará diferença” revelou que 58% dos cidadãos estão satisfeitos com os serviços oferecidos pela Justiça Federal em todo o país, índice 3% superior à meta estipulada pelo Planejamento Estratégico da instituição.

O estudo foi realizado de 18 de novembro de 2013 a 28 de fevereiro de 2014, com o intuito de avaliar a qualidade de itens como: atendimento, acessibilidade, telefonia, tempo de duração dos processos, transparência e segurança judicial. O questionário disponível na internet possuía 47 perguntas objetivas, além de um espaço para críticas e sugestões, que poderiam ser respondidas em até 7 minutos.

Quase oito mil pessoas participaram do levantamento, respondendo ao questionário. O resultado preliminar indica que todas as regiões receberam avaliação geral positiva dos usuários. A 4ª Região foi a que obteve o melhor índice de satisfação: 71%. O segundo lugar ficou com a 5ª Região, com 66% de satisfação do público, seguida da 1ª Região (56%), da 3ª Região (55%) e da 2ª Região (50%).

Responderam à pesquisa 36% de usuários que são partes de processos judiciais. Em segundo lugar, ficaram os advogados, com 35%. Também participaram do levantamento servidores públicos e estagiários (8%), advogados e procuradores (5%), funcionários e estagiários de escritórios de advocacia (4%), entre outros. O perfil dos participantes é formado, predominantemente, por homens (68%) contra 32% de mulheres.

Das unidades da Justiça Federal disponíveis no questionário, os Tribunais Regionais Federais foram os mais avaliados pela população, com 2.805 respondentes, sendo que 1.821 deles diziam respeito ao TRF da 1º Região, com competência sobre 13 estados da federação. Em seguida, ficaram as Seções Judiciárias (1.423), as Varas Federais (1.414), os Juizados Especiais Federais (1.440) e as Turmas Recursais dos JEFs (535).

JF bem avaliada

A satisfação dos usuários da Justiça Federal foi medida por temas, dentre eles o processo eletrônico, os serviços judiciais, as instalações físicas, o atendimento, entre outros. De um total de nove temas, em quatro deles a Justiça Federal recebeu avaliação positiva. Em outros três temas, a instituição recebeu avaliação regular e apenas em dois itens ela foi avaliada negativamente.

Dez serviços da Justiça Federal mais bem avaliados pela pesquisa:
1. Condições do ambiente físico;
2. Localização;
3. Confiabilidade das informações prestadas;
4. Disponibilidade da página da internet;
5. Facilidade para utilização da consulta processual eletrônica;
6. Facilidade para navegar nas páginas eletrônicas e sistemas de internet;
7. Horário de funcionamento para atendimento ao público;
8. Tempo de espera para ser atendido;
9. Sistema Push;
10. Disponibilidade de informações sobre serviços oferecidos pelo órgão na internet.

(Do: www.jfce.jus.br)