IndependênciaNa próxima sexta feira (1°), a partir das 9 horas, no Rutilo Esporte Clube, em Independência, será realizada uma audiência pública sobre a situação do Judiciário daquela Comarca. A audiência, promovida pela Subseção de Crateús, será conduzida pelo presidente local da OAB, Ismael Pedrosa Machado. O encontro tem o objetivo de buscar uma solução para alguns entraves, como demora na nomeação de Juiz Titular, na criação da 2ª Vara e na abertura de uma unidade do Juizado Especial.

Outro pleito da OAB-CE é a construção de um prédio para o fórum, uma vez que o fórum da cidade funciona no mesmo prédio de uma agência bancária, contrariando determinação do Conselho Nacional de Justiça. O prédio também não tem condições de acessibilidade a deficientes físicos e idosos. Segundo o presidente da Subseção, a Comarca de Independência está há quase sete anos sem a realização de uma inspeção do Tribunal de Justiça. A audiência foi resultado de uma reunião com os advogados que atuam na cidade.

Conforme o delegado da OAB em Independência, Janildo Soares Moreira Fernandes, das quatro comarcas intermediárias existentes na região dos Sertões de Crateús e Inhamuns (Independência, Crateús, Tauá e Nova Russas), somente a de Independência possui somente uma vara, “o que contribui para o agravamento dessa situação, já que os dados mostram que a única vara existente já é insuficiente para atender os jurisdicionados dessa comarca, razão pela qual a criação de mais uma vara é medida que se impõe”.