SA OAB-CE, por meio da Subseção de Crateús, fará uma campanha contra a falta de juiz titular na comarca intermediária de Independência. A campanha intitulada Cadê o Juiz? indaga sobre a falta de providências por parte do Tribunal de Justiça para destinar um magistrado à cidade e traz, como slogan, a frase “Justiça cega eu aceito, ausente, não”.

A mobilização será lançada durante uma audiência pública que será realizada no 1º de agosto, às 9 horas, no Rutilo Esporte Clube de Independência. Foram convidados a debater o tema representantes dos poderes Executivo e Legislativo locais, e de entidades da sociedade civil, além da imprensa da região, que já manifestou apoio a causa.

Segundo o presidente da Subseção de Crateús, Ismael Pedrosa Machado, a comarca de Independência está sem juiz titular, desde junho de 2012. “Há dois anos estamos sem uma audiência de instrução”, denuncia. A cidade é atendida por um juiz respondente que se desloca, uma vez por mês, da cidade de Varjota, a 185 quilômetros de Independência.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, aportou apoio à campanha, que considerou “oportuna e exemplar” para outras comarcas que sofrem o mesmo problema. “Vamos oficiar o Tribunal (de Justiça), para que assegure o quanto antes um juiz para Independência”, afirmou. “O fórum também não pode funcionar em cima do Banco do Brasil”, completou.