Reunião SSPDSO representante da OAB-CE no Conselho Estadual de Segurança Pública, Leandro Vasques, participou, na manhã desta terça-feira (29), da reunião sobre as Áreas Integradas de Segurança (AIS), como estratégia de enfrentamento à escalada da violência no Ceará.

As reuniões são realizadas semanalmente com o objetivo de acompanhar as informações de segurança pública, de modo que, de acordo com as circunstâncias verificadas, se tracem novos objetivos. O Estado foi dividido em 18 Áreas Integradas de Segurança, sendo 8 na Capital, três na Região Metropolitana e oito no interior.

De acordo com o Secretário da Segurança Pública do Estado, Servilho Paiva, trata-se da construção de uma política de segurança pública eficaz e embasada no princípio da socialização e da união dos poderes.

A união dos poderes e dos órgãos de alguma forma envolvidos com a segurança pública tem se observado com a participação de representantes dos seguintes setores, além da OAB-CE, Justiça Federal, Assembleia Legislativa, Procuradoria da República, Defensoria Pública, Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança e Sistema Penitenciário, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Forense, Academia Estadual de Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil.

Paralelamente, a OAB-CE instalou-se o Fórum Permanente de Debates e Propostas contra a Violência, cuja próxima sessão ocorrerá no dia 4 de agosto, às 10h, no plenário do Conselho Seccional, situado na Rua Lívio Barreto, 668, no bairro Joaquim Távora.