ONU GenebraO Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil teve aprovação de status consultivo especial na ONU. Decisão foi tomada durante reunião realizada no último dia 21 de julho pela Conselho Econômico e Social (ECOSOC). A partir deste momento, o CFOAB poderá atuar ativamente o ECOSOC e seus órgãos subsidiários, bem como com o Secretariado das Nações Unidas em Nova York e os escritórios em Genebra (foto) e Viena, de variadas formas por meio de programas, fundos e agências.

O status consultivo permite ao CFOAB ser informado sobre a pauta provisória do Conselho Econômico e Social e solicitar ao Secretário-Geral, por intermédio do Comitê de Organizações Não-Governamentais, a inserção de itens de especial interesse na pauta provisória do Conselho.

Os representantes do CFOAB poderão se inscrever e participar de eventos, conferências e atividades das Nações Unidas e organizações com status consultivo geral e especial podem designar representantes autorizados para participar como observadores em reuniões públicas do ECOSOC e de seus órgãos subsidiários, da Assembleia Geral, do Conselho de Direitos Humanos e de outros órgãos intergovernamentais das Nações Unidas com poder de decisão.