ACLJ_PatronoO jurista Clóvis Beviláqua foi escolhido patrono da Academia Cearense de Letras Jurídicas (ACLJ). A escolha aconteceu durante a realização do I Colóquio Literário, na noite da última quinta-feira (14), no Teatro Nadir Papi Saboya, situado na Faculdade Farias Brito. Na ocasião, os acadêmicos Humberto Cunha e Cid Carvalho fizeram a apresentação dos juristas José de Alencar e Clóvis Beviláqua, respectivamente. A decisão final foi da plateia.

Estiveram presentes o presidente da ACLJ, José Damasceno; o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, o vice presidente Ricardo Bacelar; o secretário geral Jardson Cruz; o secretário acadêmico Roberto Victor; o secretário de cultura da ACLJ, Cid Carvalho; e o tesoureiro da academia, Marcos Holanda.

Nascido em 4 de outubro de 1859, em Viçosa do Ceará, Clóvis Beviláqua iniciou sua carreira na magistratura em 1883, ao ser nomeado promotor público de Alcântara, no Maranhão. Paralelo à sua trajetória jurídica, dedicou-se ao jornalismo. O grande marco na sua vida profissional foi a missão, que lhe foi atribuída pelo presidente Epitácio Pessoa, em 1899, de elaborar o anteprojeto do Código Civil Brasileiro, concluído em outubro do ano seguinte. Depois de dezesseis anos de discussões, em 1º de janeiro de 1916, o seu anteprojeto originou o Código Civil Brasileiro.