Audiência_Drogas_CampinasA Comissão de Políticas Públicas Sobre Drogas da OAB-CE promoveu, na manhã desta terça-feira (19), debate sobre os programas de drogas realizados pela prefeitura municipal da Campinas (SP) e Teresina (PI). A intenção do encontro, segundo a presidente da Comissão, Rossana Brasil, é conhecer a experiência dessas duas cidades e seus respectivos programas de recuperação de jovens usuários e dependentes de drogas.

O encontro contou com a participação do vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar; da presidente da Comissão, Rossana Brasil; do coordenador de políticas públicas sobre drogas de Campinas, Nelson Hossri Neto; da coordenadora de enfrentamento às drogas de Teresina, Jeannette Souza; de representantes dos poderes municipais e estaduais, além de coordenadores de comunidades terapêuticas.

De acordo com Hossri, o programa implantado em Campinas – denominado de Recomeço – é uma ação pioneira e trata jovens que desejam a recuperação. “O programa recebe jovens que querem, voluntariamente, deixar o vício. O trabalho é feito em seis meses e, dependendo do caso, pode ser que haja um maior tempo de acompanhamento”, ressalta. Para que o programa tenha resultado satisfatório com cada usuário, Nelson ressalta que o apoio da família é fundamental.

Sobre a legalização da maconha, Nelson declara que o Brasil ainda não está com amadurecimento necessário para tal lei ser aprovada. “Temos uma realidade muito importante que difere o usuário do dependente químico e quais destes está relacionado com o aumento da violência para ter um meio de comprar e consumir a droga”, avalia.

Para Jeannette Souza, do Piauí, é importante manter o diálogo com outras instituições e estados para saber quais projetos são realizados e como pode ser estabelecido intercâmbio entre as instituições.