Márcio Vitor, Valdetário e Carlos Alberto MacedoO presidente da Comissão de Direito Penitenciário, Márcio Vitor de Albuquerque, participou de um seminário sobre os 30 anos da lei de execução penal em Vitória, no Espírito Santo. Representando a OAB-CE e a Comissão Nacional do Sistema Carcerário, Márcio Vitor conta que durante o evento foram realizadas inspeções em presídios masculinos e femininos na cidade.

Na foto, o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, ao lado do presidente da Comissão de Direito Penitenciário, Márcio Vitor de Albuquerque, e do integrante da comissão, Carlos Alberto Macedo.

“Apesar de apresentar um quadro melhor do que o Estado do Ceará, detectou-se problemas de superlotação nos dois presídios, notou-se também que boa parte dos agentes penitenciários não são concursados, o que é proibido. Falta estrutura adequada, como ausência de parlatório e a sala do advogado”, relata o presidente da Comissão. E completa, salientando que por mais que a estrutura seja até “razoável”, o maior problema encontrado foi a quantidade de presos provisórios, como também acontece no Ceará.

Além disso, Márcio Vitor de Albuquerque participou de um seminário sobre execução penal que tinha o Habeas Corpus como principal tema.