10538417_1461477804107776_1660757297397026018_nA Ordem dos Advogados do Brasil, Subseccional de Crateús, promoveu Audiência Pública no dia 1º de agosto, na cidade de Independência, para discutir um problema comum em muitos municípios do Estado do Ceará. A falta de juízes titulares nas comarcas.

O movimento intitulo “Cadê o Juiz? Justiça cega eu aceito, ausente não!”, tem por objetivo chamar a atenção do Poder Judiciário cearense para a falta de magistrados nos municípios, e no caso de Independencia, uma das comarcas mais antigas na Região.

Dentre outras reivindicações que foram apresentadas durante a Audiência Pública, ressalta a nomeação de juiz titular; a instalação da 2ª vara e de uma unidade do Juizado Especial e a construção do novo fórum, conforme determina o Conselho Nacional de Justiça.

A OAB mobilizou todos os segmentos sociais do município de Independência para o evento, que aconteceu no Rutilo Esporte Clube com a presença expressiva da população.

“A ausência de juízes titulares em várias comarcas  do Ceará impede o acesso à justiça, contrariando a Constituição Federal, fato incombinável com o Estado Republicano de Direito. Os juízes estaduais arriscam a saúde e a vida para preencher uma lacuna que o chamamento por concurso público resolverá.” Afirmou o presidente da OAB Ceará Valdetário Monteiro.