Valdetário Andrade MonteiroO Dia do Advogado é comemorado no dia 11 de agosto. Para marcar a data, o jornal O Povo publicou, na edição deste sábado (9), análise do presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, sobre a valorização da classe advocatícia no Ceará. Confira artigo na íntegra:

O advogado é ator imprescindível na construção de uma sociedade justa e igualitária. Por isso, sua missão não pode ser resumida somente a de interpretar as leis ou reivindicar prestações jurisdicionais, ao contrario, cada vez mais tem de acompanhar a mudança da sociedade e garantir que a Constituição tenha aplicabilidade. Na data em que se comemora o Dia do Advogado, a OAB-CE reforça seu papel de instituição responsável na promoção do diálogo constante entre esses profissionais, a justiça e a sociedade.

É notório que ainda existem desafios para a garantia de uma justiça célere e eficaz. Mas a OAB Ceará tem trabalhado diariamente para diminuir estes obstáculos, fazendo com que advogados e advogadas – sejam os recém-egressos ou aqueles já consolidados no mercado de trabalho – possuam uma estrutura adequada para o exercício da profissão. A Ordem Alencarina tem defendido importantes causas em benefício da classe advocatícia e, via de consequência, da sociedade. Uma delas é a valorização do profissional em todo o estado. Já inauguramos 136 salas de apoio ao advogado Ceará a fora, permitindo que cada profissional tenha condições essenciais de dignidade laboral.

A ampliação do estacionamento do Fórum Clóvis Beviláqua, as inaugurações das salas de apoio aos advogados são medidas pioneiras desenvolvidas pela seccional cearense da OAB. E a nossa intenção é inaugurar mais salas, permitindo que a Ordem cumpra sua responsabilidade independente da distância geográfica entre a Capital e o Interior. O apoiamento ao profissional incluiu necessariamente a construção das subseções de Crateús, Tauá e inaugurará, ainda este ano, as novas sedes das subseções de Itapipoca e Tianguá, na Serra da Ibiapaba. Os novos prédios possibilitarão aos advogados uma estrutura com maior capilaridade para a realização de cursos de capacitação, hoje transmitidos on line.

Não obstante, a seccional cearense da OAB também mudará de endereço em 2015. As obras começam este ano e a nova sede permitirá que a Fundação Escola Superior de Advocacia (Fesac) e a Caixa de Assistência aos Advogados (Caace) estejam integradas fisicamente em única estrutura, permitindo que todos os profissionais usufruam dos serviços da instituição com racionalidade de despesas.

Acrescentam-se, também, as políticas da OAB-CE para a defesa das prerrogativas e dos honorários, importantes bandeiras que têm mobilizado todas as seccionais do Brasil em busca de uma valorização conjunta e compartilhada. Reconhecemos que os desafios são constantes e mutáveis, mas são as conquistas realizadas que nos motivam a continuarmos realizando nosso trabalho na defesa intransigente da advocacia e da Ordem como bandeira cívica da cidadania.