Lançamento Livro_Abuso de PoderO atual momento do Brasil suscita inúmeros debates acerca das eleições e seu impacto na vida dos cidadãos. Durante o encerramento do Colégio de Presidentes que aconteceu na última sexta-feira (26), em Canoa Quebrada, no município de Aracati, Herval Sampaio Junior lançou a obra “Abuso do Poder nas Eleições”.

O livro aborda principalmente o tema abuso de poder em eleições, e tem como pano de fundo as inúmeras ações judiciais eleitorais presididas pelo Magistrado, referentes aos municípios de Mossoró e Baraúna, durante as Eleições Municipais de 2012, em que atuou como Juiz Eleitoral na 33ª Zona do Estado do Rio Grande do Norte, sediada em Mossoró-RN, além da nova eleição que se seguiu no Município em decorrência da perda dos mandatos pelo prefeito e vice-prefeito eleitos.

De acordo com o autor, o livro é resultado de uma pesquisa de 16 anos que, infelizmente, identifica diversos abusos de poder na política. “Trazemos todas as peças de abuso de poder, seja no cenário político, econômico, e também nos meios de comunicação, a famigerada compra de voto, inclusive o tema que não é muito tocado pela jurisprudência, como os candidatos que fingem prestar contas ao final da campanha”, disse.

Dividido em parte doutrinária e exemplos, a obra cita compra de voto, “representando o mais absurdo exemplo de abuso da máquina estatal”. Na visão do autor, é dever da sociedade coibir a corrupção ainda quando esta é verificada quando da campanha eleitoral. Por mais que o livro foque em doutrina e exemplos, a obra também debate as soluções, como a conscientização do eleitor. “Estamos precisando de uma reforma do sistema político, não adianta tocar esse sitema político brasileiro, se o candidato só quer se dar bem na campanha”, ressalta.