DIGA NÃO AO LAÇADOR_internetA Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE) lançará, na próxima quarta-feira (1°), a campanha “Diga Não ao Laçador”. O lançamento acontecerá às 9h no Fórum Autran Nunes (Av. Tristão Gonçalves, 912) e às 11h na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE (Rua 24 de Maio, 178).

A campanha tem o objetivo de coibir a captação ilícita de clientela. Os “laçadores”, como são chamados no meio da advocacia, são atravessadores que, de forma ilegal, ganham comissão pelo agenciamento de causas e ‘recrutam’ clientes em torno dos Fóruns trabalhistas para que os mesmos entrem com ações contra empresas e patrões.

Tais problemas trabalhistas muitas vezes, nem existem, mas os “laçadores”  acabam por convencer a pessoa abordada a abrir um processo, pois os escritórios cobram dos clientes para abrir tais ações. Apresentada recentemente no Colégio de Presidentes da OAB-CE, a conduta do laçador pode ser tipificada como exercício ilegal da profissão.

Segundo o presidente da OAB-CE em exercício, Ricardo Bacelar, “a OAB-CE enfrenta esse problema tão antigo com muita altivez devido à gravidade dos fatos. Existem laçadores que são donos de escritórios de advocacia e que contratam advogados para trabalhar”, ressalta.

De acordo com o vice-presidente em exercício, Jardson Cruz, “é uma importante campanha que a OAB-CE, por meio da diretoria e conselho seccional, vai iniciar visando a preservar a ética na advocacia, principalmente, na área trabalhista”. Para atender aos casos, a OAB-CE disponibiliza um serviço de coleta de denúncias por meio do 0800 724 2116.