Arthur_Eduardo_Benevides_1_1O poeta cearense Artur Eduardo Benevides faleceu por volta das 11h deste domingo (21), em Fortaleza, aos 91 anos. Conhecido como o Príncipe dos Poetas Cearenses, Artur estava internado em um hospital particular na Capital há cerca de 3 dias e morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos. O corpo de Artur Benevides será velado a partir das 16h deste domingo, no salão nobre da Academia Cearense de Letras.

De acordo com o atual presidente da Academia Cearense de Letras, José Augusto Bezerra, a perda será insuperável para a entidade literária. “A Academia está completando 120 anos e é uma data simbólica , que ficará marcada também pela morte deste grande poeta. Ele é um dos mais ilustres poetas de todos os tempos no Ceará, talvez o maior que já nasceu na nossa terra”, afirma.

O corpo de Artur Benevides deverá será enterrado nesta segunda-feira (22).

Vida e Obra

Artur Eduardo Benevides nasceu no dia 25 de julho de 1923, em Pacatuba. Era formado em Letras e Direito. Foi professor e diretor da antiga Faculdade Católica de Filosofia, da Faculdade de Letras e do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará.

Ingressou em 1957 na Academia Cearense de Letras, onde ocupava a cadeira 40. É autor de 46 livros, com os quais obteve prêmios literários no Ceará e em vários estados do País. “Ele era um poeta reconhecido nacional e internacionalmente, o último membro vivo do grupo Clã da Academia Cearense de Letras”, afirma o atual presidente da ACL.

Entre as principais obras poéticas, destacam-se Canção da rosa dos ventos, O viajante da solidão, Noturnos de Mucuripe e poemas de êxtase e de abismo, Canto de amor ao Ceará, entre outros.

Fonte: Diário do Nordeste