PCCSA Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE) aprovou, por unanimidade, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Este é o primeiro plano, em 81 anos desde a fundação da instituição, com o objetivo de estabelecer uma correção e progressão salarial aliados às competências e responsabilidades dos funcionários. O PCCS foi aprovado durante Sessão Extraordinária do Conselho Seccional na noite desta quinta-feira (11).

De acordo com o presidente Valdetário Andrade Monteiro, esta é uma vitória histórica para a instituição. Em duas semanas de trabalho, foram aprovados o Regimento Interno do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e, agora, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários. “São poucas OAB’s no Brasil que possuem um plano como este e, mais uma vez, saímos na frente. Além de conseguirmos a informatização da instituição, passamos agora a oferecer também mais qualidade de vida aos servidores da casa”, disse.

O projeto do PCCS teve início em fevereiro de 2013 com a contratação Innovare e contou com a participação de todos os funcionários da OAB-CE. De acordo com o secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz, e relator do projeto, “é um compromisso que a diretia da OAB-CE, nessa gestão, assumiu para valorizar, qualificar e motivar permanentemente os funcionários da entidade. Houve um enquadramento nas novas faixas salariais, que serão corrigidas progressivamente por merecimento e por tempo de serviço”, explica.

No caso de progressão por merecimento, Jardson Cruz lembra que serão feitas avaliações periódicas dos funcionários. “Sabíamos que havia uma expectativa dos funcionários da instituição quanto à implantação do PCCS. E, por reconhecer que implantar um plano de cargos, carreira e salários nõ é tão simples, foram analisados diversos outros modelos já implantados”, pontua.

Com a aprovação nesta quinta-feira, o PCCS será implantado a partir de janeiro de 2015 com conclusão prevista em até três anos com a devida correção salarial. Além de Jardson Cruz, participaram da Comissão de Elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários os conselheiros Matias Coelho, Paulo Aragão, Jacinês Luz e Hugo Leão, o diretor executivo da Innovare Consultoria Especializada, Eduardo Fonseca, e o administrador da OAB-CE, Cristiano Lucena.