Norberto, Valdetário e CíceroO presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, o conselheiro estadual da Ordem, Cícero Quezado, e o conselheiro federal pela OAB do Piauí, Norberto Campelo, participaram, na noite desta segunda-feira (1º), da solenidade de posse do presidente e da vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão e Laurita Vaz, respectivamente. A solenidade aconteceu no Pleno do Tribunal, em Brasília, e contou com a presença de autoridades dos três poderes da República, líderes políticos, representantes da comunidade jurídica e da sociedade civil.

A cerimônia de posse terá duração de cerca de uma hora e contará com pronunciamentos do ministro Ari Pargendler, do procurador-geral da República, do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, e do novo presidente do tribunal, Francisco Falcão.

O ministro Francisco Falcão é pernambucano e atua na corte há 15 anos. Nos últimos dois anos, foi corregedor durante a gestão do ministro Joaquim Barbosa no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesse período, cumpriu a promessa de uma atuação implacável contra o que chamou de “meia dúzia de maçãs podres do Judiciário”. Comandou inspeção em 24 tribunais e determinou a abertura de 25 procedimentos contra magistrados, tendo afastado 16 deles do cargo, desempenho recorde no órgão.

Após 13 anos de atividade no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a ministra Laurita Vaz assumirá na próxima segunda-feira (1º) o cargo de vice-presidente da corte. Goiana, a ministra ingressou no tribunal em 26 de junho de 2001, em vaga constitucionalmente destinada aos membros do Ministério Público. Eleita em 2012 para integrar o Tribunal Superior Eleitoral, em 14 de maio de 2013 passou a exercer a corregedoria daquela corte, função na qual vai permanecer até segunda-feira, quando renunciará para tomar pose na vice-presidência do STJ.

Com informações do STJ.