Ato_Fórum Justiça JáA Subseção da OAB em Juazeiro do Norte promove, na próxima quinta-feira (11), às 11h, no Fórum de Juazeiro do Norte, uma manifestação contra a situação do judiciário, principalmente nas comarcas do Interior do Estado, no que se refere às condições de trabalho, necessidade de aumento de varas e concurso público.

A primeira manifestação foi realizada no átrio do Fórum Clóvis Beviláqua, em parceria com a Associação Cearense dos Magistrados (ACM) e a Associação do Ministério Público (AMP). Durante o ato (foto), houve distribuição de panfletos.

Conforme dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2012, o consolidado das médias estadual e nacional de magistrados por 100 mil habitantes são, respectivamente, 3,9 e 6,1. Quanto aos servidores, enquanto a média nacional é de 130 por 100 mil habitantes, no Ceará, são apenas 61.

Além disso, mesmo que exista índice máximo de aprovação nos concursos em andamento promovidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), tanto para juízes quanto para servidores, ainda persistirá carência de 16 magistrados. É necessário criar, pelo menos, mais de 300 novos cargos de servidores para as 79 novas varas (39 em Fortaleza e 40 no interior).