Advogado PúblicoNa manhã da última quarta-feira (1º), advogados públicos federais realizaram, no átrio do edifício onde funciona a sede da Advocacia Geral da União, em Fortaleza, uma manifestação para relembrar o Dia Nacional da Paralisação em prol da advocacia pública federal. O ato foi promovido pela União dos Advogados Públicos Federais (Unafe), em parceria com as demais entidades representativas da setor.

A presidente da Comissão Estadual do Advogado Público e secretária geral adjunta em exercício da OAB-CE, Tânia Coutinho, participou da mobilização no âmbito nacional. Em sua análise, “a OAB-CE apoia o movimento nacional tanto em defesa dos advogados públicos federais quanto dos estados”. Ressalta, ainda, que a campanha de valorização da OAB-CE é uníssona no Brasil, pois seria bom que todos se unissem para fazer eco diante do governo.

De acordo com o vice-presidente da Comissão de Defesa da Advocacia Pública, Moaceny Félix, essa campanha é de fundamental importância para a advocacia pública porque visa o resgate da dignidade dessa função que é tão necessária para a nossa repúblicas. “Defendemos o fortalecimentos dos organismos republicanos e a advocacia é um deles. Precisamos portanto, de remuneração condigna com as nossas responsabilidades, pois somos indispensáveis para a prestação de todos os serviços públicos da sociedade”, afirma.

O objetivo da manifestação foi apresentar as demandas urgentes da Advocacia Pública Federal. Os discursos dos dirigentes convergiram pela necessidade do fortalecimento da Advocacia Pública Federal. Temas como honorários advocatícios, carreira de apoio, autonomia e isonomia com as funções essenciais à justiça pautaram o ato.