Homenagem 1 SITEA OAB Ceará inicia nesta quinta-feira (2), a primeira edição que destaca a biografia de seis dos 37 homenageados com a Medalha Advogado Padrão. A solenidade que acontecerá no próximo dia 10 de outubro, às 19h, no auditório anexo da Assembleia Legislativa homenageará os profissionais das edições de 2013 e 2014.

Entre os agraciados com a premiação, que serão destacados hoje, estão os advogados da edição de 2013: Aglézio de Brito, Denise Barbosa Sobreira, Erivan da Cruz Neves, Francisco Álvaro Ferreira Costa (in memoriam), Francisco Arnaldo de Paula Pessoa de Azevedo e Francisco das Chagas Mendes Chaves.

Confira abaixo a biografia de cada um dos seis homenageados que dão início a essa série de matérias:

Aglézio de Brito

Natural do Crato, Aglézio de Brito nasceu em 12 de dezembro de 1943. É formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) pela turma de 1972. Possuí o título de especialista em Direito Civil pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É membro do Instituto Cultural do Cariri na cadeira do jurista Clóvis Beviláquia, sobre quem está escrevendo, atualmente, uma biografia.

Denise Barbosa Sobreira

Procuradora do Município de Fortaleza, Denise Sobreira é advogada desde 1984 pela Faculdade de Direito do Ceará da Universidade Federal do Ceará. Em 1993 foi nomeada Procuradora-Chefe da Procuradoria Patrimonial da PGM, exercendo até a presente data Chefia da Procuradoria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza – PROURMA.

Erivan da Cruz Neves

Natural de Barbalha, Erivan Neves nasceu em 3 de março de 1933. Iniciou os estudos no Grupo Escolar Matiniano de Alencar e fez o curso superior na tradicional faculdade do Rio de Janeiro. Iniciou a carreira jurídica tendo a oportunidade de estagiar na Procuradoria Geral da Justiça, na função de adjunto de Promotor, o que o estimulou a ingressar no Ministério Público. Atuou também na advocacia, patrocinando interesses de diversos bancos, além de empresas na área de transportes. Também exerceu o magistério, lecionando na faculdade de direito da URCA.

Francisco Álvaro Ferreira Costa (in memoriam)

Foi bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará da turma de 1935. Foi Presidente do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua. Foi advogado, jurisconsulto, professor da escola por onde se formou e da Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará, procurador-geral da República no Ceará. Foi jornalista e sociólogo. Publicou: Ação Possessória (1940); Classificação do Direito (1948); O Princípio da Boa Fé e O Presidente da República (1947). Morreu em 18 de julho de 1963.

Francisco Arnaldo de Paula Pessoa de Azevedo

Nasceu em Sobral, cursou Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC), paralelamente, o Curso de Extensão em Psicologia, na Faculdade Católica de Fortaleza. Instalou Escritório de Advocacia sempre atuando, em especial, para processos trabalhistas, tendo iniciado como Procurador do Município de Sobral onde se manteve no cargo durante 22 anos, igualmente, Procurador do Município de Massapé, onde permanece há 33 anos.

Francisco das Chagas Mendes Chaves

Advogado especialista em Direito Público, Francisco das Chagas Mendes Chaves cursou Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC) no período de 1976 a 1980. Atualmente é sócio-gerente da Sociedade de Advogados CHAVES E CHAVES – Advogados e Consultores S/C. É fundador do Instituto Cidades – Centro Integrado de desenvolvimento administrativo, Estatístico e Social, exercendo atualmente o cargo de Presidente do Conselho Fiscal. É diretor Presidente da firma Cidades Serviços.