Sala DefensoriaA Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE-CE) inaugurou, na última quinta-feira (30), as novas instalações nas dependências do Fórum Clóvis Beviláqua. A cerimônia de inauguração aconteceu no piso inferior do Fórum, em frente a Defensoria Criminal. O secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz, participou da solenidade representando o presidente da instituição, Valdetário Andrade Monteiro.

Com a reforma, o órgão passa a usufruir de uma área com 640m² de modernas e funcionais instalações, com gabinetes individualizados, climatizados, equipados com computadores com tela dupla, acesso à internet, painéis eletrônicos, mobiliário projetado, banheiros, copa e toda a infraestrutura para oferecer conforto e privacidade para defensores públicos e assistidos.

O secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz, destaca que a participação da instituição na inauguração da sala da Defensoria Pública resulta da parceria entre as duas entidades. “É de suma importância a nova sala porque proporciona um maior conforto e funcionalidade ao usuário e ao cidadão. É um meio de propor maior dignidade ao trabalho aos defensores”, destaca.

O investimento com a obra foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão e a melhoria das instalações visa fortalecer a atuação da Defensoria Pública na capital. De janeiro a setembro deste ano, os núcleos da Defensoria Pública que atuam no Fórum já atenderam 103.147 pessoas. Os números expressivos refletem o trabalho que a instituição vem desempenhando para melhorar o acesso à justiça, tornando-a mais célere e comprometida com a construção do diálogo e da cultura de paz.

“Com a entrega desses novos ambientes de trabalho, estamos cumprindo um compromisso assumido pela nossa administração: investimento maciço em gestão, infraestrutura e tecnologia e sempre buscando criar melhores condições para o desempenho das funções defensoriais, a fim de alcançar a excelência na prestação de assistência jurídica aos nossos assistidos”, explica a Defensora Pública Geral do Estado, Andréa Maria Alves Coelho.

A atual gestão já inaugurou núcleos nos municípios de Aracati, Caucaia e Juazeiro do Norte. Durante o ano de 2014, já foram entregues unidades em Pacajus e Barbalha e encontram-se em fase inicial as obras da sede própria em Sobral.