Posse DesembargadorasO Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou, na última quarta-feira (15), no Palácio da Justiça, as magistradas Maria de Fátima de Melo Loureiro e Helena Lúcia Soares como desembargadoras. Familiares, amigos e autoridades participaram da solenidade, conduzida pelo presidente da Corte de Justiça estadual, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido.

O vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, representou o presidente Valdetário Andrade Monteiro na solenidade de posse. Na foto, Ricardo Bacelar está acompanhado pela desembargadora Iracema do Vale Holanda e as duas magistradas empossadas.

Representando o Tribunal, a desembargadora Lisete de Sousa Gadelha proferiu o discurso de boas-vindas e destacou a dedicação e inteligência com que as homenageadas atuam no Poder Judiciário. “O ideal e o compromisso em promover a Justiça real são os combustíveis da reflexão e da atuação engajada pela magistrada vocacionada”.

A desembargadora Fátima Loureiro agradeceu à família, amigos e colegas. “Este é um momento de coroamento de 28 anos de trabalho e dedicação à magistratura”. Sobre o novo cargo, disse que assume com a sociedade o compromisso de “uma prestação jurisdicional célere e eficaz, trabalhando diuturnamente com este objetivo: dar uma resposta ao jurisdicionado com uma brevidade e eficácia que anseia”.

A desembargadora Helena Lúcia ressaltou que ascender à Justiça de 2º Grau é um momento único na vida profissional. “A magistratura é um sacerdócio. Para que desempenhe bem a função, é preciso que tenha escolhido a profissão por realização”. Ela atribuiu à família mais essa conquista na carreira. “Tive um pai que foi um mestre. Aprendi ética, retidão de caráter, tudo com ele e sempre tive uma mãe maravilhosa ao meu lado”.

Eleição

As novas integrantes do TJCE foram escolhidas no último dia 18, por meio de votação nominal, aberta e fundamentada, em obediência às prescrições constitucionais e legais. Titular da 18ª Vara de Família de Fortaleza, Fátima Loureiro foi eleita pelo critério de merecimento. A vaga surgiu em decorrência da aposentadoria do desembargador Váldsen da Silva Alves Pereira. Desempenhava a função de ouvidora do Fórum Clóvis Beviláqua desde fevereiro de 2013.

Já Helena Lúcia, titular da 15ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua, foi escolhida pelo critério de antiguidade. Ela ocupa a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Francisco Suenon Bastos Mota. Desde março deste ano, atua como juíza convocada do Tribunal, integrando a 7ª Câmara Cível.

Fonte: TJCE