Sobral_PintoA Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA) promoveu, na tarde desta terça-feira (21), no estande da OAB-CE na Conferência Nacional dos Advogados, no Rio de Janeiro, o lançamento da Coletânea Jurídica II – homenagem a Sobral Pinto.

A obra, organizada pela coordenadora acadêmica da ESA, Patrícia Marla, é uma compilação de artigos escritos por professores e pesquisadores da instituição com o objetivo de debater a obra e o legado de Sobral Pinto à jurisprudência nacional.

De acordo com o diretor acadêmico da ESA, Vanilo de Carvalho, afirma que a obra publicada pela ESA é uma oportunidade para expor o pensamento, a produção científica do Ceará. Após o lançamento da obra no Rio de Janeiro, a ESA promoverá um outro lançamento em Fortaleza.

Sobral Pinto

Heráclito Fontoura Sobral Pinto nasceu em Barbacena, Espanha, em 1893 e faleceu no Rio de Janeiro em 1991. Foi um jurista brasileiro e defensor dos direitos humanos, especialmente durante a ditadura do Estado Novo e a ditadura militar instaurada em 1964 no Brasil. Formou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Embora tenha iniciado sua carreira como advogado na área de Direito Privado, acabou por se notabilizar como brilhante criminalista defensor de perseguidos políticos.