Valdetário_PainelO presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, destacou, na tarde desta quarta-feira (22), durante a XXII Conferência Nacional dos Advogados, no Rio de Janeiro, as dificuldades diárias enfrentadas pelos advogados. Em seu pronunciamento durante a realização do painel 36, que abordou o Sistema OAB, Valdetário Andrade Monteiro enfatizou que a carência de juízes e a falta de servidores no sistema judiciário brasileiro prejudicam a garantia constitucional dos cidadãos.

“Acredito que o exercício da advocacia é o elo permanente que a sociedade encontra para garantir seus direitos e, por sua vez, é o meio que a sociedade tem para reivindicar qualquer injustiça que tenha presenciado ou que seja prejudicado”, salienta. Acrescenta, ainda, que a atual falta de estrutura do sistema jurídico brasileiro prejudica o pleno exercício da advocacia.

É por esta razão que, diante da fragilidade do sistema jurídico, a OAB tem o papel de fomentar a justiça à medida em que possibilita uma melhoria na condição dos advogados, a exemplo das salas de apoio mantidas pela instituição. “Nas cidades em que há juízes, defensores, a OAB está presente com uma sala de apoio para que o advogado possa exercer seu mister”, destaca.

No painel, Valdetário Andrade Monteiro salienta ainda que o fortalecimento diário da advocacia é uma tarefa cosntruída em consonância com todas as seccionais e a subseções da OAB, trabalhando constantemente para promover uma melhor qualidade aos advogados, no que se refere à condição trabalhista e, consequentemente, possibilitar o acesso da sociedade à justiça.

O painel teve a participação do advogado e professor Arnoldo Wald; do ex-presidente do CFOAB, Cezar Britto; do tesoureiro do CFOAB, Antonio Oneildo Ferreira; do coordenador do Concad, Paulo Marcondes Brincas; do diretor geral da ENA, Henri Clay dos Santos; do coordenador das Comissões da OAB-RJ, Fábio Nogueira; do ouvidor do Conselho Federal, José Alberto Ribeiro Simonetti; e o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz.